Qual é o nome para isso?

Sábado passado, encontrei uma conhecida em um estabelecimento a que ela normalmente não vai, ou não ia. Então, quis saber o porquê da troca repentina. Ela me respondeu que estava chateada com o antigo estabelecimento porque, por umas duas ou três vezes, tinha sido destratada. Disse também que não vai voltar mais lá.

Eu conheço o estabelecimento. Sei como é, e já me senti, não “destratado” exatamente, mas “preterido”, como se a minha vinda não fosse importante.

Vou explicar melhor: os responsáveis pelo estabelecimento, depois de certo horário, começam a preferir e desejar que fregueses não venham mais. Querem encerrar, fechar as portas e bye-bye. Não querem vender mais, mesmo que seja um restinho daquele dia, e ademais, fazem cara feia, dão respostas grosseiras, usam tons grosseiros, deixam as pessoas “sem jeito”, como se fossem um estorvo. Ela não é a única. Já testemunhei o “destrato” com outros clientes também. Além disso, conheço alguns que passaram a frequentar outros lugares por causa da indelicadeza no atendimento.

Para mim, deve ser para muitos também, pessoas desajeitadas com o público deveriam exercer uma atividade que não exigisse mostrar a cara, falar com as pessoas, atender telefone, tudo por causa de não terem o dom da boa comunicação. Sei lá, vão trabalhar na compensação noturna de algum banco, para isso não precisa ser tão inteligente; vão trabalhar na roça! Mas enquanto houver a insistência de continuar no negócio, faça igual a puta, pô: bota um sorriso na cara e finge que tá tudo muito gostoso, pensando no dinheiro que vai ganhar depois!

O cliente é seu patrão, o cliente lhe admite, ou demite a seu bel-prazer, dependendo de como você o tratar. Você não consegue trocar de cliente, mas ele consegue trocar de você a hora que quiser. Concorrência (para quem quer que seja) é o que não falta.

Para quem perde cliente à toa, eu acho é pouco!

5 Comments

  1. Isto já aconteceu comigo e , como não era só comigo, a padaria teve que ser vendida e os clientes só voltaram lá depois que o novo dono colocou uma faixa imensa que dizia: “Sob nova direção”!! Aí, eu também voltei lá! rsrs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário.

