Glote? Úvula?

Lendo aqui um artigo sobre fonologia e fonética, que, aliás, é muito bom, tentei me lembrar do nome daquela coisinha que fica lá no começo da garganta (a gente consegue ver no espelho quando arreganha a boca – aquilo que se parece com um pêndulo de sino), mas sem sucesso. Sabe quando a gente quer se lembrar de alguma coisa sem pesquisar, só para provar sabe? Então!

Bem abaixo, tinha o desenho dessa região e, inclusive, o nome do “pêndulo” – mas antes de seguir adiante e ver o desenho, que supus haver em algum lugar ao longo do artigo, ou que pelo menos a palavra seria encontrada, resolvi perguntar a um amigo. Fiz cara feia e deixei ela pra lá quando me disse “Glote?”. Perguntei a um ex-aluno (médico). Bingo! “Úvula!”

Na conversa com esse ex-aluno, mudei levemente de assunto.

– As pregas vocais não se parecem com uma vagina? – perguntei rindo.

– Sim – ele respondeu com “kkkkk”.

Lembrei-me, nesse momento, da aula de canto. A professora pôs um vídeo para eu ver, que mostrava o funcionamento delas. Quem nunca viu deveria ver. rs

– Eu também tenho isso? – perguntei a ela, intrigado pela aparência do negócio lá.

– Claro! – ela me respondeu gargalhando.

Eu me senti hermafrodita no momento. rs

Deixe um comentário.

