Meu outro nome

Hoje é quarta-feira, dia de comprar pastel na feira.

Cheguei da aula, não muito faminto porque tinha comido metade de um sanduíche e uns docinhos com os alunos, fiquei um pouco por aqui e, mais tarde, resolvi que queria comer um pastel. Assim, não seria necessário pensar em janta.

– Olá. Ainda tem pastel? – perguntei.

– Tem – respondeu o homem que fica anotando pedidos.

– Quero um.

– Você vai comer aqui ou é para viagem?

– Vou levar.

– Qual pastel?

– De carne – falei.

Aqui, a gente, quando quer de carne bovina, diz apenas “de carne”, e se é de frango, diz “de frango”, ou qualquer outro recheio.

– Enquanto vocês fazem, vou dar um volta – avisei-o.

– Tá certo. Mas, em cinco minutos, tá pronto – falou-me.

– Tudo bem – eu disse.

Menos de cinco minutos mais tarde, voltei e fiquei à espera.

Eram o homem do lado de cá do balcão com sua caneta e bloco de anotações e mais três pessoas do lado de lá. Uma enrolava e recortava as bordas excedentes dos pastéis, outra fritava, e mais outra estava encarregada de colocá-los em pratinhos aos que comeriam ali, ou embalava-os aos que “levariam para viagem”, como eu.

– O de carne é seu? – perguntou-me a mulher dos embalados.

– É.

– Que nome você pôs para ele? – perguntou ao homem das anotações, procurando o meu pedido, para eliminá-lo da lista de espera.

– Ah, eu não sabia o nome dele e inventei um nome aí – falou, rindo.

Eu ri também.

– Deve ser este aqui – a mulher riu.

– Que nome ele inventou para mim? – perguntei a ela, ainda rindo.

– Nem vou te falar.

– Ah! Eu quero saber. Talvez seja um nome que eu teria gostado de ter – e estiquei o pescoço para poder ver meu nome fictício.

– Stergios? – perguntei, rindo ainda mais.

– É – falou ela, meio constrangida.

– Nome exótico – eu disse, já com o pastel embalado nas mãos.

E nós rimos.

– Boa noite a vocês – falei.

– Boa noite.

Vim embora ainda rindo.

2 Comments

Deixe um comentário.

