Silêncio, por favor!

O celular estava tocando. Abri os olhos, levantei a cabeça a um palmo do travesseiro, completamente zonzo de sono, visão turva por causa da falta dos óculos – o que quer dizer que não estava conseguindo distinguir muita coisa ao meu redor – e, quando finalmente o encontrei, deslizei a bolinha vermelha, recusando, com muito amor, a chamada. Sim, sem querer saber, ao menos, quem estava me ligando – antes que você se faça a pergunta. E, sim, “vermelha”, porque não sou daltônico.

Deixei a cabeça cair sobre o travesseiro, como se solta o capô de um carro a fim de que ele não fique mal fechado.

O outro celular começa, numa balbúrdia quase dançante, a tocar logo em seguida. Senti um calor passear pela espinha dorsal – e quando isso acontece, meus sentimentos também começam a passear, de modo sincronizado com a intensidade da quentura, por regiões cerebrais onde a indignação e a raiva estão alojadas. Para você que pouco me conhece – só para você ter uma ideia –, eu me irrito até quando não acerto o buraco da chave da porta de casa, do buraco da ignição do carro, quando ouço alguém na vizinhança ouvindo o Pablo cantando que “homem não chora” – mas já tive grandes desejos de chorar nestas horas, acredite. (Ah, e naquelas também.) Se essas coisinhas bobas – presumo que você as achará bobas – me incomodam, imagine-me ao ouvir celular tocando quando meu espírito não está esperando supetões sonoros. Só para constar, em todos os casos acima e em outros que não vou mencionar, meu vocabulário, ainda que em voz baixa ou só em pensamento, oscila simultaneamente com o passeio da referida há algumas linhas.

E lá fui eu, uma vez mais, à procura – usando o tato como sensor – do outro aparelho. Deslizei a bolinha vermelha. Recusei!

Você não acha que recusar chamadas em certos momentos, responder “não” em outros, virar as costas e sair andando, quando esperam o contrário de você diante de uma provocação, tudo isso e outras peculiaridades têm um efeito terapêutico, restaurador, que atingem um ponto consideravelmente comparável ao de um orgasmo? Não? Eu acho. Experimente. Creio que adorará. Mas aviso: depois da primeira vez, você não para mais, e as pessoas passarão a vê-lo como estranho, esquisito, bizarro, rude e até mesmo grosseiro. Sim, isso mesmo: grosseiro e rude; em um mundo que fica falando toda hora que ser franco e sincero, genuíno é recomendável.

Antes de me reacomodar no travesseiro, o indivíduo liga de novo.

– Ordinário! – falei, quase taquicárdico, recusando a chamada pela terceira vez.

Aterrorizado, coloquei os dois aparelhos no “modo silencioso”.

Com fé e vontade, joguei-me de volta à cama. Na verdade, eu estava de bruços e já com meio corpo levantado. Apenas soltei-me de volta. No entanto, não consegui dormir mais. Meu nível de consciência a essa altura já me permitia ouvir os pardais de lá de fora, carros que passavam e outros ruídos incompreensíveis.

Desisti de continuar a dormir. Era quase uma da tarde – horário de verão chato! Sentei-me na cama e, não, não fiz alongamentos, embora ache que seria o máximo se eu tivesse desenvolvido o hábito, como Glória Pires faz toda vez que acorda em Se eu fosse você.

Fim.

Deixe um comentário.

