Um doce e meu livro

Eu estava passeando de carro, à toa, e ao descer a rua principal, resolvi fazer uma parada rápida para comprar um doce. Moro em uma cidade muito pequena, que mal tem dez mil habitantes.
Entrei no bar aonde normalmente vou, e à esquerda, ao balcão, havia quatro meninos. Entre eles, uma menina. Todos na faixa de onze a treze anos.
– Oi, Édi – disse um deles, com um leve sorriso tímido.
– Olá! Tudo bem com vocês? – perguntei.
– Tudo – respondeu, e os outros fizeram “sim” com a cabeça.
– E o livro? – perguntou-me ele.
– Tá indo bem – respondi, sem saber direito o que a sua pergunta queria dizer. – Como soube? – especulei, a fim de investigar mais a curiosidade dele.
– A professora de português tá lendo um texto todo dia para nós. Tem um muito legal, O Padeiro da Minha Rua.
Senti-me invadido de alegria. Pois atrair a moçada que me conhece para a leitura me lisonjeia muito.
– Queria comprar seu livro, mas não tenho dinheiro – falou.
– Eu te empresto o meu. Pode ser? Mas só se você me prometer ler inteiro, tá?
– Tá – falou, deixando clara a alegria que sentiu.
Peguei o doce de leite, aquele que vem em uma embalagem de plástico – sou fã de doce de bar – e fui embora, dizendo:
– Tchau, meninos.
– Tchau – responderam quaaaaase em uníssono.
Sabem como me senti?

lqv
Letras que Voam – Édi Ribeiro
2 Comments

  1. Eu não elegi uma da qual tenha gostado mais, mas achei muito boa a da moça que foi ao velório errado. ” what’s your name, falecido?”
    O livro inteiro é uma descoberta e o poema “Dinheiro” também me encantou.
    Sucesso para você, sempre, Édi.
    Beijo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário.

