Mãe

mom-and-i
À minha mãe, Maria, e aos meus amigos
Minha mãe tem oitenta e cinco anos. Não ouve como nós. Todas as vezes em que falo com ela, uso os movimentos labiais e gestos para que me entenda. Assim, a gente consegue, sem problema algum, se comunicar.
Apesar da idade, tem uma disposição invejável. Faz questão de vir aqui, toda semana, dar uma ajeitada nas coisas. Faz questão de que eu leve minhas roupas para que as lave – na verdade, é a máquina que faz isso -, e, ai de mim se eu me opuser!

***
Peguei o meu livro – eu gostaria de ter contado isso antes – e dei às mãos dela.
Não foi alfabetizada como eu e você (eu aqui escrevendo, e você aí lendo isto), mas sabe escrever o próprio nome, com bastante dificuldade. Reconhece as letras do alfabeto, porém mal consegue formar palavras.
Olhou para o livro com curiosidade. Observou a capa, depois olhou para a contracapa. Voltou à capa, e eu apontei o indicador para a primeira palavra do título.
– Le…tras – leu ela, bem devagar.
Apontei para a segunda. Ela levou o livro para mais perto dos olhos.
– Ouê – pensou que o Q era um O.
– Que – falei.
– Que! – exclamou ela.
Apontei para a terceira e última palavra.
– Vo…am… – finalizou.
Subi o dedo para o meu nome. Do mesmo jeito, reconheceu meu primeiro e último nomes. Olhou surpresa para mim.
Abri a página que tem “À minha mãe, Maria, e aos meus amigos”.
A letra era muito pequena, e ela não conseguiu ler.
Então, comecei a ler a frase a ela. Tive de dizer duas vezes para que me entendesse.
Quando cheguei ao nome dela, ela apontou para o próprio peito, reconhecendo-se na dedicatória.
Ao falar a última palavra – amigos – ela e eu tínhamos água nuzóio.
Restou-me abraçá-la e beijar sua testa.
E acrescento: que lindo que ficou meu poema, Mãe, no livro, mesmo sendo tão singelo.
Que sorte tenho eu, aos 48 anos, de ainda ter uma mãe que me trata como se o tempo não tivesse passado.

 

2 Comments

Deixe um comentário.

